Como escolher com segurança os brinquedos para o (a) meu (minha) filho(a)?

Todos sabemos o quão importante são para as crianças as brincadeiras, mas é igualmente importante que os brinquedos sejam seguros e adequados para a sua idade. Entre as características de um brinquedo para ser considerado adequado para a saúde do seu filho, estão:

  • Cumprir as norma de segurança da Comunidade Europeia, e ver se contém as instrucões de uso e as advertências necessárias, em caso de envolver algum risco.
  • Também deve ter uma qualidade adequada, que seja consistente com a idade da criança, e que permita um jogo mais criativo e que a criança possa tirar o máximo partido possível

Para além disso é muito importante ter em conta:

- O tamanho: o brinquedo deve ser suficientemente grande.

- Aparência: não se recomendam brinquedos que imitem a comida

- As peças: não deve ter peças que se desprendem facilmente

- O acabamento: não deve apresentar bordas afiadas

- Materiais: não são adequados os materiais pintados ou envernizados.

- Valores: recomendam-se brinquedos que não sejam sexistas, e que não incentivem o comportamento agressivo ou racista. Neste sentido, devemos ter especial cuidado com videojogos ou jogos de computador.

Antes de comprar um brinquedo, a primeira coisa a fazer é verificar se apresenta, de forma visível, o nome comercial ou a marca e o endereço do fabricante, o seu representante autorizado ou o importador dentro da União Europeia.