O que é a "crosta láctea" dos bebés?

Não se sabe muito bem porque alguns bebés têm a "crosta láctea" que é caracterizada pelo aparecimento de escamas gordurosas e amareladas na pele, sobretudo no couro cabeludo e por vezes noutras partes do corpo como nas pestanas e sobrancelhas. Faz lembrar a caspa dos adultos mas não tem nada a ver com o assunto. No fundo é apenas causada pela pele ser muito gordurosa, devido a ter glândulas chamadas de "sebáceas", que podem produzir demasiada gordura e inflamarem.
Geralmente desaparece sem qualquer problema mas, se for muito visível aconselha-se as seguintes medidas em casa:
1º Não retirar as crostas com a unha pois isso pode provocar mais inflamação;
2º Evitar o calor e a transpiração sobretudo na cabeça;
3º Aplicar o óleo de amêndoas doces (ou outro óleo amolecedor de origem vegetal) cerca de 30 min antes do banho e, depois, quando vir que as crostas já estão mais amolecidas, lave suavemente o couro cabeludo (as crostas devem soltar-se naturalmente e não serem forçadas com a unha, como já referimos);
4º Depois do banho poderá continuar a por um pouco de óleo para deixar amolecer e hidratar a pele até ao próximo banho.
 
Se as crostas ficarem mais inflamadas (ou seja, mais vermelhas) ou derem comichão ao bebé deverá pedir ajuda ao médico. Geralmente os tratamentos médicos baseiam-se em cremes ou loções que podem ter um pouco de corticóide e até antibiótico para desinflamar e tratar a infecção que a pele já tenha.
Felizmente é uma situação tratável e sem gravidade.