O que é o bruxismo?

O bruxismo é o hábito de ranger os dentes e constitui um dos mais difíceis desafios para a odontologia restauradora, sendo que a dificuldade para sua resolução aumenta de acordo com a gravidade do desgaste dentário produzido. Daí a sua importância em haver uma intervenção precoce.
Esta é uma patologia de tipo multifatorial, que abrange adultos e crianças, com características clínicas e etiologia bastante variável. As causas poderão estar relacionadas a fatores psicológicos, como tensão emocional, agressão reprimida, ansiedade, raiva, medo, frustrações e stress.
Estará o seu filho a debater-se com alguma mudança, poderá estar relacionado com a mudança de escola, alguma situação familiar ou uma eventual cobrança excessiva para se sair bem em alguma tarefa?!
Um especialista dentista poderá esclarecer ainda que o bruxismo pode causar, além de desgaste dos dentes, problemas na gengiva, na articulação da mandíbula, dores de cabeça e até dor de ouvido e dores na nuca. Fatores sistêmicos como rinite, alergias respiratórias e dormir de boca aberta podem contribuir e causar o bruxismo nas crianças.
A recomendação é que os pais consultem um dentista odontopediatra para acompanhar o crescimento e erupção dos dentes da criança. Dessa forma, é possível fazer um diagnóstico precoce e correto, diminuindo ou até evitando problemas futuros.
O tratamento do bruxismo é simples, dependendo da causa diagnosticada. Geralmente, são feitas restaurações nos dentes, uso de aparelhos dentários relaxantes, indicação de técnicas relaxantes e remoção dos fatores desencadeadores de stress, relacionados muitas vezes com altos níveis de exigência
A prática de desporto ou de qualquer hobbie ou atividade de lazer também são uma boa forma de tratamento. Dependendo do caso, um acompanhamento psicológico poderá ser necessário. Todo o tratamento deve ser feito sob a orientação e acompanhamento de um profissional da saúde especializado.