O que fazer para melhorar a concentração?

Há crianças que são mais desconcentradas devido ao excesso de estímulo ou porque apresentam essa característica, sendo da sua natureza.

 As crianças e os jovens são bombardeados por vários estímulos visuais e, mesmo depois, quando estão  realizando outras atividades, as suas mentes continuam vagando pelas inúmeras ações e movimentos dos filmes que assistiram, dos brinquedos barulhentos, dos “videogames” e do computador. Assim, a mente frequentemente se torna dispersa devido aos estímulos que recebeu e se torna incapaz de se concentrar nos estudos ou em outra atividade, pois se acostuma com cenas tão movimentadas que se torna muito mais difícil “se desligar” para algo mais reflexivo, como as atividades escolares, por exemplo.

Nesse sentido, cabe aos pais ou responsáveis observarem o tempo que as crianças dedicam a esses recursos e deixam de fazer outras brincadeiras mais pró-ativas, como correr, sentir a natureza… Nessas atividades é possível ampliar a criatividade e fazer parte da ação. Enquanto que, nos jogos electrónicos ou na tv, existe uma passividade, nada se cria, apenas são realizadas ações repetitivas que podem gerar agitação e nervosismo, principalmente se eles não têm limite de tempo de utilização.

Devemos estar atentos e precisamos de ter tempo para estar presente na vida das nossas crianças, pois estas precisam de nossa orientação e de nossa presença e cuidado. Temos o papel  de ajudá-los a organizar a sua vida de forma equilibrada, pois em consequência do excesso dos ecrãs, poderão apresentar nervosismo, inquietude, cansaço – e tudo isso gera falta de concentração.

Quando organizarmos a agenda/rotina junto com a criança que está a apresentar algum problema de concentração, é muito importante ficarmos atentos para definirmos momentos de descanso. Isso porque aqueles que apresentam esse tipo de problema necessitam de uma pausa entre uma atividade e outra. Com isso, pode-se garantir uma melhor assimilação do conteúdo ou da actividade que estiverem a fazer.

Aqui fica uma sugestão, observe e ajude-o a criar uma nova rotina, conscientizando-o da importância de fazer atividades que são valiosas para o seu desenvolvimento.

Existem atividades de rotina que estimulam o cérebro da criança, pois fazem com que ela defina caminhos para realizá-las. Deixamos algumas ideias que podem ajudar a desenvolver o raciocínio e a concentração:

- ajudar na preparação de alimentos;  

- arrumar a mesa;

- colocar objetos em ordem alfabética;

- separar brinquedos seguindo algum critério, como cor, tamanho;

- dar um recado;

- ficar responsável por comprar alguma coisa.

Alguns jogos também são excelentes, como o jogo da memória, quebra-cabeça,  jogo de xadrez, passatempos com labirintos, desenhos das sete diferenças, sopa de letras… Estes também auxiliam na melhoria da concentração. Esses momentos, também proporcionam a oportunidade de conversar e brincar com a criança. Crie esse hábito. Desligue tudo, a TV, o telemóvel e outros. Faça atividades de rotina, jogos e brincadeiras juntos. Verá como isso vai ser curativo, essas ações também fortalecem a amizade e o amor entre vocês!

Para além disto, terá desportos como as artes marciais, o ténis, a natação, a caminhada e a bicicleta, que serão bons aliados para a dificuldade de concentração. A proposta é criar momentos para que eles possam correr, saltar, nadar, brincar, subir em árvores, pois essas práticas ajudam a superar os limites do corpo, além de desenvolver a capacidade de raciocínio, memória e concentração.

E não menos importante, tenha em atenção as horas de sono do seu filho, para que esteja relaxado e disposto para realizar as suas atividades diárias. Esse ritmo inclui a hora de dormir, de comer, de estudar  e de acordar. Lembrando que quanto mais se recolhem e acordem cedo, melhor será.

Eles precisam de pelo menos oito horas de sono. A falta de sono suficiente gera cansaço, nervosismo, agitação e outros sintomas que atrapalham os pequenos e os jovens na realização de suas atividades do dia.

alimentação também representa um aspeto de bastante importância, não só para o desenvolvimento físico mas também para o desenvolvimento cerebral. Uma boa alimentação ajuda muito na capacidade de concentração dos pequenos,  na realização de actividades sobretudo para aquelas que exijam um maior nível de atenção.

ambiente da criança também não deve ser descurado, sempre que possível, crie um clima em casa ou na escola, usando músicas clássicas ou outras músicas relaxantes, pois essas podem ajudar o aluno a se preparar para a realização de alguma atividade ou ajudar o seu filho a dormir melhor e acordar com uma música que o deixe calmo e relaxado.

Muito estímulo visual e sonoro dificulta a concentração infantil. Assim, desligar a TV e os aparelhos electrónicos, organizar os brinquedos e os materiais escolares e manter o espaço de estudo livre de confusão, são boas medidas a adoptar para ajudar a criança a manter o foco.

Caso a criança possa ter um local fixo para realizar as atividades escolares será o ideal. Pois, quando se tem um local próprio para estudar,  torna-se mais fácil a concentração nos estudos. Esse espaço pode ser tornar uma referência para realizar as atividades com atenção e foco. Junto com o seu filho, descubra o que o distrai e retire desse ambiente todas as coisas que possam atrapalhar a sua concentração.

 Boa sorte!