O que podemos fazer para prevenir as doenças orais?

Manter uma alimentação saudável e equilibrada, sem o consumo de doces e refrigerantes, ajuda a prevenir as cáries. Desde que surgem os primeiros dentes, devemos cuidar deles. Deverão ser escovados juntamente com as gengivas após as refeições e sempre antes de dormir (esta última escovagem é a mais importante).

A cabeça da escova deve ser pequena e de filamentos macios e direitos. Quando os filamentos ficam deformados deve substituir-se a escova por uma nova, para que não magoe as gengivas.Não devemos colocar tampa protetora na escova para que esta consiga secar.

Deverá ser usada sempre pasta de dentes com flúor (1000 a 1500 ppm). Basta colocar uma pequena quantidade na escova, do tamanho de uma ervilha.

Recomenda-se uma supervisão cuidadosa na escovagem das crianças mais pequenas.
Para curar o sangramento das gengivas o meio mais eficaz é a escovagem.
Recomendamos uma revisão oral por ano, especialmente para aqueles que sofrem de doenças crónicas, como doença cardíaca ou diabetes.

As crianças com asma que utilizam inaladores ou tomam xaropes que contêm açúcares devem escovar os dentes após 30 minutos do uso do inalador ou da toma da medicação.