Posso fazer exercício físico?

Sim, pode e deve, desde que seja de forma moderada e a sua gravidez não tenha complicações tais como doenças ou outras situações de risco. Aconselhe-se com o seu médico e/ou a sua enfermeira.

A atividade física moderada durante a gravidez diminui a prisão de ventre, o stress, a fadiga, as dores nas costas, o risco de hipertensão e a diabetes.

Os melhores exercícios são os aeróbicos (marcha, natação, dança de salão, etc.) ou de fortalecimento muscular leve. Aproveite para passear ao ar livre fazendo boas caminhadas.

Se não fazia exercício físico antes de estar grávida pode iniciar-se por programas de 15 mn de exercício (3 vezes por semana), até 30 mn (4 vezes por semana).

Nunca ultrapassar os 45 mn de exercício e reduza progressivamente o esforço à medida que a gravidez avança.

Se já praticava desporto ou algum exercício mais violento, poderá continuar a praticar essa modalidade no início, mas com maior moderação. Deverá evitar desportos de contacto, de movimentos bruscos ou que tenham risco de acidente (judo, râguebi, squash, basquetebol, futebol, equitação, ciclismo, esqui, mergulho em profundidade, etc.).

Ou seja, tudo tem que ser feito com crescente moderação, evitando os grandes esforços.

Finalmente, existem exercícios físicos apropriados para se fazer durante e após a gravidez, praticados nas sessões de preparação para o parto. Alguns centros de saúde e hospitais oferecem estes serviços. Informe-se!