Será prejudicial afastar-me do meu filho ainda bebé, antes dos 6 meses?

Nos primeiros meses de vida é muito importante assegurar as necessidades do bebé quer a nível de rotinas, alimentação, sono, etc., sendo importante assegurar o máximo de tranquilidade e promover o vínculo entre “mãe-bebé” durante essa fase.
Contudo, caso tenha mesmo de se ausentar, assegure-se de que informa o “cuidador”, a quem deixa o seu filho a cargo, das rotinas a que o seu filho tem sido habituado e detalhes da forma como o faz, alguns "truques" que já apanhou para o adormecer ou se já se apercebeu de algo em particular que funcione com ele para minimizar as mudanças nesses dias nos quais estará ausente. Será importante que o bebé se vá habituando a ficar com esse “cuidador” inicialmente por curtos períodos de tempo, de forma gradual, até ficar por um período maior de tempo.
Importa manter o mais possível o ambiente a que o bebé está já habituado. A questão da amamentação também é muito importante, caso esteja a amamentar, deve providenciar a retirada do leite e deixá-lo disponível para o seu bebé.