Diabetes na gravidez

A diabetes na gravidez (também chamado de diabetes gestacional) é um tipo de diabetes que ocorre nalgumas mulheres durante a gravidez, podendo causar problemas de saúde na mãe e seu bebé. No entanto, a sua deteção é fácil e o seu controlo é eficaz.
É muito importante para a sua saúde e do seu bebé realizar os testes para detetar a diabetes gestacional. Trata-se de uma análise de sangue, em jejum, que mede o nível de glucose (açúcar) e que é feita em todas as gravidezes.

Se durante a gravidez lhe é diagnosticada uma diabetes, deverá ser referenciada a uma consulta hospitalar de obstetrícia onde lhe serão referidas todas recomendações para o seu controle: a alimentação adequada, a atividade física mais apropriada, a realização dos controlos de açúcar... É essencial seguir essas recomendações.
 
Depois do parto
Na maioria dos casos, a diabetes da gravidez desaparece após o parto. Mas pode reaparecer em gestações futuras ou reaparecer passados alguns anos. Por isso, a mulher precisa de fazer exames ao sangue 6 a 8 semanas após o parto e depois poderá ter de as fazer anualmente. A diabetes gestacional aumenta o risco de desenvolver diabetes mais tarde, pelo que pode ser interpretado como um aviso para mudar hábitos de vida.
 
O que pode ser feito para prevenir ou retardar o aparecimento do diabetes?
O estilo de vida saudável reduz o risco de diabetes e melhora a sua saúde:
• Tente manter um peso saudável.
• Uma boa alimentação é essencial. Frutas e vegetais não devem faltar na sua dieta diária.
• Tente evitar gorduras ou alimentos ricos em calorias, tais como os doces, deixando-os apenas para ocasiões muito especiais.
• Tente fazer exercício físico todos os dias ou quase todos os dias. O caminhar meia hora por dia é um exercício muito saudável. Mas há muitos outros que podem ser benéficos. Escolha o que mais gostar.