Nº 20 - 18 meses

Como a sua criança já é um pequeno menino (ou menina), é natural que as questões mais próprias da educação ganhem maior importância. Por exemplo, entre os 10 meses e os 24 meses podemos começar a ensinar o “não” a uma criança, mas sem grandes explicações, porque a criança ainda não tem compreensão. Só depois dos 2 anos poderemos tentar explicar e justificar os nossos "nãos" e as regras que lhe queremos incutir. Pode ler um artigo aqui para saber mais.

Recomendamos ainda aos 18 meses para fazer:

  • Uma Consulta de vigilância infantil
  • Vacinação
bebé com os pais a ser observado pelo médico
Educação

As "birras", quando aparecem, normalmente será por volta dos doze meses e começam a ser menos comuns por volta dos três, quatro anos, à medida que a criança começa a aprender outras formas de resolver problemas e de comunicar. Ler artigo.

Linguagem

Alguns alertas e conselhos sobre a linguagem neste artigo

Crescimento

Nesta idade a criança vai crescendo menos, em contraste com o crescimento acelerado anterior.

Isto repercute-se numa diminuição do apetite da criança que leva por vezes a grandes preocupações dos pais.

Neste artigo poderá ler mais.

 

Atividade física

Todas as crianças gostam de brincar, devendo-se aproveitar esta energia natural para que ela se divirta e seja feliz! No caso do desporto ou actividade física, as crianças mais novas devem sobretudo divertir-se não tendo qualquer interesse em fomentar a competitividade. Nestes primeiros anos a criança deverá sobretudo brincar e jogar com gosto! O melhor “desporto” para os muito pequeninos, logo a partir dos primeiros meses de vida, parece ser a natação ou, melhor dizendo, as atividades em meio aquático, devidamente orientadas por um técnico habilitado. Saber mais.