Nº 41 - 12 anos

Já aqui referimos que as crianças crescem adquirindo novas capacidades, que resultam em novas necessidades, que devem por sua vez também resultar em novas responsabilidades e deveres.

Daí a importância de tolerar e estimular estas mudanças, embora impondo sempre limites razoáveis, tal como se explica no artigo seguinte.

 

Recomendamos aos 12 anos que faça uma consulta de vigilância infantil junto do médico de família.

mãe e filho a falar
A autonomia

Pelos 12 anos inicia-se uma fase em que as crianças têm a difícil tarefa de aumentar a sua autonomia. Esta autonomização, que desejavelmente deve associar-se a um aumento da responsabilização, revela-se frequentemente também muito difícil para os pais. Saber mais.

O sono na adolescência

Algumas crianças passam a fase da adolescência sempre irritáveis devido ao mau sono pois que o ritmo biológico muda consideravelmente. Saber mais.

A sexualidade

Que dizer da sexualidade nesta fase do “armário”… Saber mais.

Acne

O acne embora frequente em alguns adolescentes, geralmente é um problema físico menor. No entanto, os pais deverão lembrar-se que o impacto que tem na autoestima dos adolescentes pode ser muito sério e, por isso, em algumas situações deve ser levado a sério! Saber mais.