Segurança rodoviária na gravidez

Ao entrar e sair do veículo devemos manter as ancas e os ombros alinhados evitando torsões do tronco.
Na gravidez, use sempre o cinto de segurança. É a melhor forma de proteger o feto.
Deve colocar a banda superior na clavícula, entre os seios, e a banda inferior sobre as ancas tão abaixo quanto possível, evitando a sua colocação no abdômen e estômago, bem ajustado, sem folgas, mas não demasiado apertado para evitar danos no feto se houver uma travagem súbita ou uma colisão.
À medida que a gravidez vai evoluindo, deve ir regulando o apoio para a cabeça e a distância do corpo ao volante do veículo deverá ter uns 20 centímetros aproximadamente, ao nível do peito, para reduzir o risco em caso de colisão.
Existe no mercado um sistema simples que se adapta ao cinto de segurança e mantém-no por baixo da barriga, na sua posição ideal.
O airbag não deve ser desativado durante o período da gestação.
 
Após a alta da maternidade, se vai deslocar-se de carro com o seu bebé, nunca o leve nos braços. Não se recomendam alcofas, exceto por indicação médica.
 
É obrigatória uma cadeirinha de retenção infantil homologada para fazer a retenção da criança, preferivelmente colocada no banco de trás em sentido inverso da marcha, ou no assento dianteiro desde que desative o airbag do copiloto.