Crescer em segurança (6-12 Meses)


Em breve o vosso bebé vai conseguir deslocar-se sozinho. Comece a preparar o ambiente que o bebé irá explorar e tente detectar os perigos que o podem ameaçar.
- Tenha em atenção objectos pequenos espalhados pelo chão, que o bebé pode levar à boca com engasgamento e sufocação.

-Para evitar queimaduras, use protectores de tomadas ou instale alvéolos protegido. Proteja lareiras, radiadores e outras fontes de calor. Nunca cozinhe com o bebé ao colo. No fogão, coloque sempre as pegas dos tachos e frigideiras voltadas para dentro. Pode ser aconselhável colocar cancelas à entrada da cozinha. Não cubra lâmpadas, candeeiros ou aquecedores com panos, pois podem incendiar-se.

- Para evitar quedas, proteja as janelas e as portas de acesso a varandas ou terraços com cancelas, fechos de segurança ou redes de protecção. Se tem escadas, coloque cancelas que cumpram as normas de segurança, no primeiro e último degrau. Verifique se as guardas das varandas e das escadas não são fáceis de trepar, se têm pelo menos 110cm de altura e se não têm aberturas superiores a 10 ou 11cm. Nunca utilize andarilhos. Ponha sempre o cinto ao bebé quando sentado na cadeira de comer e nunca o deixe sozinho. Se for uma cadeira alta deve ser bem estável e estar sempre encostada á parede.

- Proteja os cantos dos móveis e fixe bem objectos grandes ou pesados, para que não possam tombar sobre a criança caso ela tente alcançá-los ou usá-los como apoio para se por em pé.

- Para evitar intoxicações, mantenha os medicamentos e produtos químicos bem rotulados e bem fechados, fora do alcance e do olhar das crianças. Sempre que comprar produtos tóxicos ou corrosivos, escolha aqueles que possuem tampa de segurança.

- Não deixe banheiras, alguidares ou baldes cheios com água. Para as suas férias, prefira casas sem piscina ou com piscina vedada. Lembre-se que basta um palmo de água para uma criança se afogar.

No automóvel mantenha o bebé na cadeira a viajar virado para trás, até o mais tarde possível, pelo menos até aos 18 meses.

Para mais informação consulte a Associação para a Promoção da Segurança Infantil em www.apsi.org.pt e vai encontrar soluções para tornar o dia-a-dia da criança mais seguro e estimulante e a vida dos adultos mais “descansada”.

Fonte

APSI – “Vale a Pena Crescer em Segurança”

Dra. Elsa Rocha (Pediatra no Hospital Central de Faro)