A necessidade do bebé ter um quarto

bebe sorrindo de pé no berço

O Quarto

O quarto constitui um espaço importantíssimo para o processo de individuação da criança, que deverá senti-lo como um lugar “seu”, agradável, aconchegante e seguro de forma a promover o início de alguma autonomia. É conveniente e esperado que, nesta fase (sensivelmente por volta dos 6 meses), a criança esteja já a dormir no seu próprio quarto, aproveitando-o, também, para algumas brincadeiras e atividades lúdicas.

Deve ser arejado, espaçoso e com entrada de luz natural e quanto à temperatura, há cuidados de deve ter mediante a altura do ano.
- No Verão deverá haver alguma protecção relativamente à incidência do sol de modo a não aquecer demasiado o quarto.
- No Inverno será importante manter uma temperatura amena, de preferência com aquecimento central ou elétrico, podendo haver riscos de intoxicação por monóxido de carbono através de caloríferos a gás ou por combustão interna.
Se o ambiente ficar demasiado seco será suficiente colocar um desumidificador ou uma bacia com água.

Os móveis deverão ser funcionais e só os imprescindíveis de modo a permitir à criança uma maior mobilidade e rentabilização do espaço, dado que o movimento é muito importante numa criança desta idade. Um quarto pouco cheio facilita a higienização e reduz os riscos de acidentes.

Caso surjam irmãos, a criança não deve regressar ao quarto dos pais, ainda que possa ser mais prático para estes terem os dois bebés juntos e o intuito seja o de não melindrar o filho mais crescido visto que o bebé terá necessariamente que ter mais cuidados e atenção.

 

Fonte

Maria José Fernandes (Psicóloga Clínica)