Voluntariado para crianças

menino com roupa nas maos

A importância do voluntariado na educação resume-se ao facto de atualmente ser claro que as crianças que tiveram hábitos de voluntariado tornaram-se adultos mais competentes e com melhores oportunidades de emprego.

É sabido que as empresas modernas valorizam os candidatos que têm antecedentes de voluntariado. As empresas acreditam que quem demonstrou capacidade para sair fora da sua zona de conforto, quem demonstrou ter espírito de missão ou quem revelou capacidade para envolver-se em equipa, será naturalmente mais apto que um outro candidato.

Um outro benefício muito claro do voluntariado é permitir ao jovem voluntário aumentar a sua rede de contactos sociais e estes amigos ou conhecidos, certamente vão aumentar-lhe as oportunidades de empregabilidade futura.

Por outro lado, a inclusão dos jovens em ações de voluntariado providencia-lhes naturalmente oportunidades de melhorar as suas capacidades sociais (o bom relacionamento pessoal, a disponibilidade para a partilha de ideias, facilidade para trabalhar em equipa, capacidade de negociação e liderança) e as suas capacidades de planeamento e organização do trabalho.

O voluntariado além de permitir o aperfeiçoamento de todas estas aptidões sociais, dá ainda uma oportunidade à criança para descobrir outras aptidões, promovendo-lhe a autoconfiança necessária para se tornar um futuro adulto competente e feliz.

Finalmente, os atos de voluntariado dão felicidade no próprio momento em que são praticados! Estudos científicos demonstram que quando uma pessoa pratica o bem, as áreas do cérebro ligadas ao prazer ativam-se imediatamente, ou seja, praticar o bem é agradável por si só!

Por todas estas razões, integrar os nossos filhos em ações de voluntariado é ajudá-los a crescer melhor e a tornarem-se adultos mais competentes, mais bem-sucedidos e mais felizes.

 
Fonte
António Pina, 2016