Alimentação - Sopa

prato de sopa

Dar sopa aos nossos filhos, ao almoço e ao jantar, é um dos melhores hábitos para promover a sua saúde.

Claro que o valor nutricional das sopas pode variar de acordo com os respectivos ingredientes.

As “sopas da horta” são as mais comuns, confeccionadas com uma mistura variável de legumes, hortaliças, batata e/ ou leguminosas e adicionadas de algum azeite para temperar. Estas sopas fornecem vitaminas, minerais, fibras (importantes para regular o intestino e evitar várias doenças) e em pouca quantidade, hidratos de carbono de absorção lenta, proteínas vegetais e pouquíssima gordura.

As “sopas de pão” resultam de “sopas da horta” às quais se adiciona pão (sopas de batata, açorda de poejos, gaspacho, etc.). São também muito boas mas têm mais hidratos de carbono, pelo que, para aqueles que têm excesso de peso, só devem ser consumidas ocasionalmente.

As “sopas ricas” são preparadas com os ingredientes das “sopas da horta”, com ou sem pão, às quais se adiciona carne, peixe ou ovo (canja, sopa de peixe, açorda de galinha com grão, açorda de bacalhau, sopas de tomate com ovos, caldeirada de sardinha, etc.). São também nutricionalmente interessantes, podendo ser consumidas como prato único de vez em quando.

Todas as sopas são prodigiosas: evitam a obesidade, são facilmente digeríveis e diminuem o apetite se forem ingeridas no início das maiores refeições. Comer sopa promove a saúde e evita doenças ao longo da vida!

Fonte

Nutricionista Teresa Sofia Sancho, ARS Algarve IP