Crescer em segurança (1 a 3 anos)

bebe tenta chegar a frigideira

Novas experiências estão ao alcance do seu bebé, agora que já passou o primeiro ano de vida e está a aprender a andar. Nesta idade, o risco de acidente aumenta. Para além da presença constante de um adulto, é desejável (e fácil) tomar medidas complementares que reduzam a probabilidade de ocorrência de um acidente grave.

Para evitar acidentes de trânsito
- Caminhe de frente para os carros, com a criança do lado de dentro.
- Atravesse nas passadeiras e respeite a sinalização.
- Dentro do automóvel, transporte a criança numa cadeira virada de costas para o sentido do trânsito até aos 4 anos de idade.
- Na bicicleta transporte a criança numa cadeira apropriada. Ambos devem usar capacete.
- Utilize materiais reflectores na bicicleta, cadeira da criança, roupa e capacete.

Para evitar o afogamento
- Nunca deixe a criança sozinha no banho. Esvazie a banheira assim que terminar o banho. Retire e guarde as tampas da banheira e do bidé longe da vista e do alcance da criança.
- Se tem piscina certifique-se que tem uma vedação segura (altura mínima 110cm, aberturas inferiores a 9 ou 10cm). Coloque sempre braçadeiras às crianças mesmo quando estão a brincar fora de água e nunca deixe brinquedos lá dentro.
-Esvazie piscinas insufláveis, tanques de lavar roupa, alguidares ou baldes, logo após a utilização e vire-os ao contrário.
- Se tem poços ou tanques certifique-se que têm uma tampa sólida e resistente.

Para evitar quedas
- Na cadeira de comer coloque sempre o cinto. Retire ou baixe o apoio de pés e encoste a cadeira à parede. As cadeiras de encaixar só devem ser utilizadas em mesas estáveis.
- Quando a criança começar a subir o sofá ou a tentar sair sozinha da cama de grades, ensine-a a descer de barriga para baixo.
- Na banheira coloque um tapete antiderrapante.
- Nas escadas coloque cancelas no primeiro e último degrau.
- Verifique se as guardas das escadas e varandas são seguras (altura mínima de 110cm e aberturas inferiores a 9 ou 10cm). Nas janelas, coloque limitadores de abertura. Não coloque nenhum objecto que a criança possa utilizar para subir, por baixo das janelas ou guardas de varandas.
- Nos jardins e parque infantis, deixe a criança brincar à vontade com areia e na relva. Prefira os equipamentos baixos, pequenos escorregas e molas e calce à criança sapatos que dêem bom apoio ao pé.

Para evitar queimaduras
- Mantenha a criança afastada da cozinha. No fogão, utilize de preferência os bicos de trás e vire as pegas das frigideiras e tachos para dentro.
- Evite circular na casa com líquidos muito quentes.
- Se aqueceu os alimentos no micro-ondas, mude de prato, mexa bem.
- Evite utilizar toalhas de mesa compridas.
- Passe a ferro num local, afastado de zonas de circulação. Nunca deixe o ferro quente ou ligado ao alcance da criança.
- Proteja lareiras e aquecedores, tomadas eléctricas e extensões.
- Verifique a temperatura antes do banho. Comece por deitar a água fria e só depois a quente.

Para evitar intoxicações
- Guarde produtos de limpeza, de higiene pessoal e medicamentos, fora da vista e do alcance das crianças. Prefira produtos com tampa de segurança e mantenha os produtos na embalagem original.

Para evitar engasgamento / asfixia
- Não dê alimentos muito duros e lisos (frutos secos, rebuçados, cerejas, etc) nem mesmo em dias especiais.
- Verifique se retirou todas as espinhas do peixe, os pequenos ossos da carne e os caroços da fruta.
- Não deixe acessíveis à criança brinquedos com peças pequenas, balões vazios ou rebentados, sacos plástico ou objectos pequenos (moedas, botões, etc)

À medida que a criança cresce, aumenta a diversidade de espaços e locais que frequenta, por vezes na companhia de adultos que não os pais. Certifique-se que todos conhecem estas recomendações e que o espaço é seguro. Vale a pena crescer em segurança!

Para mais informação consulte a Associação para a Promoção da Segurança Infantil em www.apsi.org.pt e vai encontrar soluções para tornar o dia-a-dia da criança mais seguro e estimulante e a vida dos adultos mais “descansada”.