Preciso de um animal de estimação

menina deitada com gato

Ter um animal de estimação constitui uma forma de desenvolver a afetividade na criança. Ao encontrar um companheiro de brincadeira, que é seu cúmplice, a criança terá seguramente nos momentos de tristeza, um bom refúgio junto do seu animal de eleição. Fazer festas a um animal ajuda a diminuir a ansiedade e o stress, ajudando a tranquilizar o seu filho nessas alturas.

As crianças, de um modo geral, apreciam e pedem aos pais para ter animais de estimação lá em casa. Os pais, geralmente, não encaram esta ideia com bons olhos, pois antecedem que poderá ser mais uma sobrecarga de trabalho para si próprios. Contudo, ainda que, possam ser, quem mais frequentemente cuidará do animal, terão uma boa oportunidade para responsabilizar a criança do que deve fazer, promovendo uma maior autonomia, ajudando-a a tornar-se num adulto mais responsável.

Será importante ponderar se tem condições físicas para ter o animal em casa e se os vários elementos da família estão dispostos a cuidar dele, pois se todos estiverem envolvidos, mais facilmente serão asseguradas todas as necessidades e cuidados que um animal de estimação requer.

O animal de estimação será um elemento facilitador para a promoção da comunicação entre as pessoas, ajudando à conversa entre adultos e crianças. Para além de que, os animais podem proporcionar tempos de qualidade e de brincadeira ao serem excelentes companheiros, estimulando a capacidade de empatia e disciplina na criança.


Este aspecto do brincar é um processo essencial no crescimento social, intelectual e cívico das crianças e um companheiro especial como um animal de estimação pode ser particularmente importante, não só porque ajuda as crianças a aprenderem a brincar como as pode levar a sair de casa, retirando-as da frente dos ecrãs, para espaços ao ar livre, promovendo uma vida mais saudável.

Estudos indicam que os animais de estimação fazem com que os pequenos aprendam rapidamente a noção da responsabilidade, através da experiência de cuidar de outro, ao assumirem o papel do cuidador. Ao ganharem um bichinho e dada a dependência deste, a criança sentir-se-á necessária e importante, sendo benéfico não só para a sua auto-estima como para se tornar menos egocêntrica.

Relativamente ao âmbito escolar, o contacto com os animais também poderá contribuir para o desenvolvimento de uma melhor capacidade de integração e de concentração.

Os animais também ajudam a criança a preparar-se para as situações da vida, ao aprender as coisas do dia-a-dia, visto as principais fases da vida acontecerem mais rapidamente nos animais (o nascimento, a reprodução, a morte e as doenças), permitindo à criança, conhecê-las através deles.

Apesar do trabalho e da constante atenção que os animais necessitam, seremos sempre recompensados pela alegria, companhia e lealdade como só os animais amigos sabem dar, ao proporcionarem-nos uma amizade inabalável.