A Higiene

menino a tomar banho

É importante que os pais apoiem e ensinem a criança a responsabilizar-se pela sua própria higiene, criando desde cedo rotinas e promovendo, gradualmente, a autonomia nos seus cuidados pessoais e gosto pela imagem.
A falta de higiene não é apenas um problema que pode interferir com a saúde pois está paralelamente relacionada com a auto-estima e o bem-estar, podendo causar nos jovens dificuldades de relacionamento entre os seus pares.

Como promover hábitos de higiene?

-Deverá transmitir ao seu filho as várias razões da importância do banho diário, tais como: a limpeza da pele, a prevenção de infecções, a estimulação da circulação sanguínea, o relaxamento da tensão muscular e, naturalmente, a melhoria da imagem perante os outros (muito importante na adolescência) e o bem-estar.

-Explique-lhe a importância da mudança de roupa após o banho, pelo menos da roupa interior, pois ao estar mais em contacto com o nosso corpo, requer uma maior atenção.

-O banho é recomendado após as aulas de educação física e se este for realizado em balneário públicos, deverá alertar o seu filho para a necessidade de utilizar chinelos para evitar o contágio por determinadas infecções, como por exemplo o “pé de atleta”.

-O cabelo também precisa de ser lavado, pois acumula poeira e suor e para que cresça saudável e forte, também deve ser cortado e escovado com regularidade.

-A hora do banho pode ser um desafio se o seu filho tiver entre os 10 e os 11 anos de idade mas o bom senso deve imperar mais do que gritos e berrarias. Procure combinar com ele uma hora limite para o banho, deixando-o escolher qual o momento exacto para o fazer, evitando assim interromper uma qualquer actividade que lhe dê prazer.

-As mãos são a parte do corpo que está em contacto com tudo o que nos rodeia e através das quais podemos transmitir e adquirir doenças. Explique isto ao seu filho e faça com que ele leva as mãos com alguma frequência, sobretudo antes de cada refeição e após a ida à casa de banho, fazendo por manter as unhas limpas e aparadas (também as dos pés).

- Os dentes são também importantes de higienizar e deve incutir ao seu filho o hábito de os escovar principalmente após as refeições e antes de dormir, introduzindo a utilização do fio/fita/escovilhão dentário, à noite antes da escovagem.